sexta-feira, 8 de agosto de 2014

AMAR, BEBER E CANTAR * AIMER, BOIRE ET CHANET


    Finalmente fui assistir "Amar, Beber e Cantar", o último filme de Alain Resnais (1922-2014:

- Extraordiário! 

Mas nada disso é novo em se tratando dum filme deste diretor que gosta do intangível, de brincar com a forma e conteúdo, assim como um gatinho brinca com um novelo de linhas. 


Foi assim que mudou a nossa percepção da mise-en-scéne no cinema com "O Ano Passado em Marienbad-L'anné derniére a Marienbad", com planos muito amplos, dando liberdade as imagens no lugar das palavras, antes já nos havia causado perplexidades diante da bomba atômica em "Hiroshima, Mon Amour" ("- Não, você não viu Hiroshima."). Desta vez, neste "Amar, Beber e Cantar" é "George", um personagem sempre ausente e jamais tangível, mas, é ele quem agita a trama, desenganado pelos médicos, tem 6 meses de vida... 



Diante da proximidade desta morte faz com que cada um dos personagens repensem suas relações afetivas cotidianas. O provocador da vida é o intangível, inclusive a morte, neste caso que tal "Amar, Beber e Cantar"? Ou como escreveu o crítico Carlos Alberto Mattos: "amei, bebi e cantei."

Aimer, Boire et Chanet
  • Direção: Alain Renais
  • Roteiro: Alan Ayckbourn, Jean-Marrie Besset, Laurent Herbiet, Alan Resnais, Caroline Sihol
  • Produção: Christophe Jeauffroy, Jean-Louis Livi
  • Fotografia: Dominique Bouilleret
  • Edição: Hervé de Luze
  • Elenco: Sabine Azéma, Hippolyte Girardot, Caroline Sihol, Michel Vuillermoz, Sandrine Kiberlain, André Dussollier
  • Gênero: Drama
  • País: França
  • Ano: 2014
  • Tempo: 108 min

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"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

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Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.