Estou pasmo com a reação de algumas pessoas a minha opinião contra o "dedo-em-riste": "A Culpa é da Amazônia!" , "A seca do sudeste é culpa da Amazônia!"
Isto é mais uma falácia que sempre fez da Amazônia vitima de panacéias.
Logo no séc.XVI a Amazônia foi chamada de "El-Dorado"...Depois vieram muitas outras "inferno" ou "paraíso" e até o mesmo "pulmão do mundo".
Não aceito esse dedo em riste. Não existe uma só causa, apesar dos efeitos serem generalizados, afinal habitamos numa mesma morada: O Planeta Terra.
Para compreendermos a estiagem do sudeste, sobretudo em São Paulo, é preciso levar em consideração como se deu o tal "desenvolvimento, industrial e agro-industrial" de São Paulo, né mesmo? Devastando sem dó e piedade, desrespeitando a paisagem aquática, com radical irresponsabilidade com o potencial hídrico, e, apenas o hiper-lucro como objetivo, sem quase nenhum investimento compensatório sócio-ambiental.
É essa a realidade. Basta olhar para a ocupação urbana da cidade cercada por dois principais e importantes rios (Tietê/Pinheiros) relegados a esgotos.
Será que ninguém ainda viu a situação de ladrilhamento das cidades brasileiras?
Será que ninguém consegue ficar chocado com a extinção aos olhos vistos do "cerrado" dando lugar as plantações de soja?
Será que ninguém consegue ver a extinção da floresta dos pinhais?
Será que ninguém consegue ver a extinção da floresta dos pinhais?
Ora, depois de devastarem impiedosamente a Mata Atlântica durante 514 anos, restando apenas míseros 8%...Agora a culpa é da Amazônia? Considero essa tese uma irresponsabilidade.
"- A Culpa é da Amazônia!"
"- Santa Ignorância, Batman!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário