segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O TERROR COMO UM ESPETÁCULO MACABRO...ASSUSTADOR

“Com a Liberdade, chegava ao Novo Mundo a primeira guilhotina" - O Século das Luzes, Alejo Carpentier (1904-1980). 


Neste romance um emissário da "Revolução Francesa" chega ao Caribe trazendo a boa nova: uma guilhotina. Nada sobre a "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Foi isso o que veio a cabeça depois de assistir perplexo as imagens de um prisioneiro queimado vivo pelos arqui-radicais "islâmicos" do EIIL – Estado do Terror. Alucinados quando munidos de um dogma são capazes de praticar ações sem limites.


violência sob a bandeira da intolerância tem sido uma norma nas relações entre os homens. Essas imagens (ou todas elas ao longo da nossa existência) são marcas, cicatrizes quase impossível esquecê-las, apenas são justificativas para se praticar outros atos com a mesma violência ou até ainda mais hediondas...


Nas cinzas do Perdão...Resignação...esconde-se uma fagulha que pode se tornar uma imensa fogueira. O pacifismo de Gandhi não terminou com o ódio entre indianos e paquistaneses, o ódio racial nos EUA, mesmo depois do pacifismo de Martim Luther King, ainda hoje vemos cenas brutais que causa indignação...O Conflito entre Israel e os Palestinos encontra-se longe da solução, cada vez que acontece um confronto ele se apresenta mais violento (em todos os sentidos). A religião e as ideologias são fermentos para justificar o injustificável. 
Nas cinzas do Perdão...Resignação...esconde-se uma fagulha que pode se tornar uma imensa fogueira.

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.