Hoje é dia de Festa, hoje é dia de Chuva!
Vamos Dançar e Cantar na Chuva!
Dia 27 de março 2012, ou seja 60 anos atrás (1952), em Nova York, acontecia a primeira exibição do filme Cantando na Chuva ("Singin' the Rain").
Logo depois o filme entrou em cartaz nos Estados Unidos (no Brasil, a estréia ocorreu no dia 30 de junho daquele ano). Desde daí, esse filme que foi dirigido por Gene Kelly e Stanlen Donen, e tinha no elenco tambem Gene Kelly, Debbie Reynolds, Donald O'Connor, Cidy Charrise, Rita Moreno, Jean Hagen e tantos outros talentos que só tornam este longa-metragem num dos clássicos
inesquecíveis, encantando gerações de cinéfilos.
"Cantando na Chuva" tornou-se referência, um meta-filme. Recentemente um outro filme que tem forte influência deste clássico, ganhou vários Oscars, refiro-me a produção francesa "O Artista", mesmo assim deixa a desejar diante da obra-prima que é "Cantando na Chuva", com cenários exuberantes, figurinos e coreografia que nos leva aos horiozntes do sonho infinito do cinema.
Tudo isso têm um significado importantíssimo, encontro-me em processo de produção/montagem do meu próxmo filme de longa-metragem, o documentário "Tudo Por Amor Ao Cinema", uma cinebiografia sobre Cosme Alves Netto (1937-1996), ele que dedicou a sua vida na defesa da guarda, preservação e restauro da memória visual. Tanto que ficou mais conhecido como "Cosme da Cinemateca do MAM", ele tinha como um dos seus 10 filmes prediletos justamente este: "Cantando na Chuva".
Cosme passou muitos anos da sua vida durante os festejos da passagem de ano (revellion) assistindo "Cantando na Chuva", considerava uma obra cinematográfica completa, enquanto o filme fazia uma leitura sobre o fazer do próprio cinema.
No dia 2 de fevereiro de 1996, Cosme que se encontrava com a saúde fragilizada (cardíaco), deixou-nos, ainda jovem, mas o curioso desta história é que, neste mesmo dia, tambem morreu Gene Kelly, e para completar a festa é a data que se comemora o dia de Yemanjá, a senhora das águas e da chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário