NAGISA OSHIMA (1932-2013) um dos grandes mestres do cinema japonês e mundial, acaba de nos deixar...ao contrário do seu legado cinematográfico que ficará pra sempre.
Oshima é identificado pelo ecletismo formal e a visceralidade política dos seus filmes carregados de esplendor e ebulição artística.
Autor de uma considerável filmografia, Oshima alcançou sucesso de público com o perturbador "Império dos Sentidos" (1976).
Uma das histórias que se refere a este mestre do cinema diz respeito a Amazônia, ainda nos anos 80/90 Nagisa Oshima numa entrevista a Lúcia Nagib, revela que o seu avô foi um dos integrantes do grupo de japoneses que vieram para a Amazônia construir uma cidade (Vila Amazônia, anos 30, Parintins - AM), e segundo ele quando desembarcaram na floresta amazônica, logo perceberam que o ambiente era adverso aquilo que haviam estudado e pesquisado, o frágil solo da região deixou-os decepcionado.
Felizmente o avô de Oshima ao pôr uma das mãos no bolso do casaco encontrou algumas sementes de pimenta-do reino, quando haviam feito escala num dos países do sudeste asiático. Acondiconou as sementes e plantou-as...o resto é história: o estado do Pará veio a se tornar Pará no maior produtor brasileiro de "pimenta-do-reino".
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
NAGISA OSHIMA, IMPÉRIO, SENTIDOS...PRAZER
Marcadores:
amazônia,
Cinerma,
Japoneses na Amazônia,
Lúcia Nagib,
Nagisa Oshima,
O Império do Prazer,
O Império dos Sentidos,
parintins,
Pimenta-do-Reino,
Vila Amazônia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes
Atalho do Facebook
www.tudoporamoraocinema.com.br
- AURÉLIO MICHILES
- Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário