terça-feira, 1 de abril de 2014

GOLPE 64: UM MÁRTIR DA GUERRILHA DO RIO NEGRO

MANAUS-AM, GOLPE 64: 


Um dos episódios mais intrigantes (ao menos pra mim) desse tempo de intolerância, certamente foi a misteriosa morte do ex-seminarista Sebastião Lustosa Brasil, 21 anos, conhecido por "Padre". 

Ele servia o "exército" quando integrou o grupo de jovens amazonenses que decidiram fazer a revolução a partir das selva amazônica (Guerrilheiros do Rio Negro, 1967). 

Logo após ser condenado pela "Lei de Segurança Nacional" a 2 anos de prisão, ele foi encontrado morto nos arredores de Manaus, maio de 1969. 

Na época, o delegado Salum Omar, discordou da versão oficial de suicídio: "Constatou-se um tiro na nuca, neste caso é muito difícil que o indivíduo se suicidasse e escondesse a arma para dificultar o trabalho e ainda tentasse tirar a camisa..."

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.