Assistir os 10 episódios-série "A Guerra do Vietnã/The Vietnam War"(2007) de Ken Burns e Lyn Novick não foi fácil, mexeu com a minha memória quando ainda garoto em Manaus e depois adolescente ao visitar uma exposição de fotos sobre a guerra no Vietnã, pude visualizar o rosto aterrorizado dos vietnamitas, a paisagem alagada dos arrozais, as edificações frágeis destruídas facilmente pelas bombas incendiárias ou pelas bombas de napalm ou arrasadas pelas metralhadoras.
A imponência física do agressor, mas não somente isso, os uniformes e seus apetrechos de guerra. No documentário se pode ouvir um dos depoentes contar o prazer que era encontrar no cadáver de um soldado estadunidense a sua ração de guerra, ela dava para eles se alimentarem durante algum tempo. Eles que só tinham uma porção de arroz e sal como ração de guerra.
"A Guerra do Vietnã" tem uma pesquisa de imagens-arquivo de arrepiar. Mas o que mais chamou atenção foram os arquivos de áudio gravados na Casa Branca nos governos de Lyndon Johnson e Richard Nixon:
- Quanto cinismo e perversidade!
Aqueles senhores manipularam e promoveram em prol da sua ambição pessoal o genocídio de milhares de norte-americanos e milhões de vietnamitas. Sempre a mesma ladainha - eles transformam a vida das pessoas em mera estatística.
Fiquei imaginando quando for liberado as conversas de Donald Trump, ouviremos somente palavrões?
Nenhum comentário:
Postar um comentário