terça-feira, 26 de junho de 2018

RECORDAR É VIVER...BASE DE ALCÂNTRA-MARANHÃO




Na agenda do encontro entre Mike Pence & Temer estaria um acordo sobre a instalação de uma base militar EUA em Alcântra-Maranhão. 


Neste caso, vale recordar que em 22 de agosto de 2003, alguns meses depois da posse de Luiz Inacio Lula da Silva, ele foi surpreendido com uma das maiores tragédias da História do Brasil - a explosão do Foguete VLS (Alcantra) matando 21 tecnologistas do Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Eles eram a elite de cientistas que se encontravam empenhados em colocar um satélite brasileiro na órbita do planeta Terra. 


Essa tragédia aconteceu três dias antes do lançamento do equipamento. Até hoje apesar de existir versão de uma sabotagem, a conclusão do relatório afirma que a causa foi o "stress... desgaste físico e mental dos tecnologistas". 😡

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"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

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Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.