segunda-feira, 23 de março de 2015

A SEMENTE DA TEIMOSIA NÃO DÁ FRUTOS

Essa triste história do governador do AM, José Melo, extinguir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Estadual de Unidade de Conservação e o Centro Estadual de Mudanças Climáticas não é nenhuma novidade...Andar para trás, mas não como o astucioso curupira, andar pra trás como quem não quer ir mais adiante. 


No tempo da lambança em que as seringueiras vertiam fortunas...

Naquela época nas reuniões da ACA - Associação Comercial do Amazonas, os comerciantes da borracha, dividiam-se entre os que defendiam investir em ciência e tecnologia, criando escola e universidade, e outros que faziam muxoxo contra essa idéia que com certeza viabilizaria a produção da borracha em plantio e não somente extrativista - esta estava com os dias contados... 

As sementes que os ingleses haviam biopirateado, já eram plantas adultas produzindo látex (sudeste asiático) com mais abundância, quer dizer, gerando cada vez mais lucros. 

Como todos sabem...Os probos comerciantes da borracha da Amazônia ficaram chupando os dedos. 

Mas foi somente nos anos 50 alguns amazonenses antenados com o futuro (Cosme Ferreira Filho, Djalma Batista, Manoel Bastos Lira...) resolveram assumir o desafio em criar uma instituição que atendesse a demanda da pesquisa sobre o nosso bioma: INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. 

Resumo da ópera, hoje o INPA é uma referência mundial em Biologia Tropical. Enquanto que a Escola Universitária Livre de Manaus, quando se resolveu cria-la (1909) já era tarde, o capital havia migrado para outro continente. Ficou somente as sementes da teimosia e, essa como sabemos não dá frutos.. 

Caso os políticos se olhassem no espelho, veriam que as "gorduras" encontram-se localizadas.

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.