quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A COBIÇA INTERNACIONAL PELA AMAZÔNIA...


A "cobiça internacional da Amazônia" é uma velha e requentada realidade, infelizmente, sempre usada para alimentar paranóias e justificar os descalabros que  fazem com e nesse bioma.


A cobiça existe não somente pela região amazônica, mas aonde existir recursos naturais abundantes, aí, estará a sanha dos grandes grupos financeiros. Esse tem sido os objetivos nefastos da acumulação do capital: terra arrasada....extinção...massacres. No final anos 70 e início anos 80, o mundo ficou estarrecido com as imagens de milhares de homens catando ouro com as próprias ao meio da lama, sangue, urina e suor. Eram imagens épicas. Toneladas de ouro foram retirados daquele lugar no Pará, ao final restou apenas uma imensa cratera e nada mais foi deixado na região, somente alguns empresários ligados ao comercio do ouro lucraram. 
Muitos brasileiros abandonaram suas casas,s eus empregos em suas cidades e rumaram em direção ao sonho do enriquecimento súbito, imediato... um desses brasileiro foi Jair Bolsonaro e que lá chegou acompanhando o pai que abriu um consultório de dentista, mesmo que jamais tenha frequentado qualquer curso de odontologia, mas ali se instalou como arrancador de dentes ou tira-dentes. Tanto o pai como filho lhes restou enfrentar a realidade dos fatos: O pai processado por charlatanice e o filho como um insubordinado por ter abandonado o quartel sem pedir autorização.


Vejam a gana do Trump sobre a Groenlândia, ele exige que a Dinamarca venda aquele território aos EUA, sem nenhum respeito a soberania daquele país.

A Amazônia como a Groenlândia são patrimônios da Humanidade, cabe aos países que tem controle sobre esse território, valoriza-lo, incentivar pesquisas e descobrir a melhor maneira de ocupa-lo, protege-lo e preserva-lo. 

Bolsonaro, cultiva a ambição dum furtivo garimpeiro. Explora o ouro custe o que custar. Pouco se importa com o futuro. Por suas declarações e atitudes, hoje, esse senhor é o maior inimigo da Amazônia.

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.