#ÉTudoVerdade
23º Festival Internacional de Documentários 2018
Depois de assistir ao documentário "Ex-Pagé" de Luiz Bolognesi tantas coisas se passaram pela minha memória... de repente lembrei de Darcy Ribeiro, lembrei do seu definitivo romance "Maíra"...do "Avá-Isaías", o personagem protagonista que sintetiza a nossa existência como um país que teima em negar o passado e vive hipnotizado pelo futuro como fosse mero adjetivo.
O ex-índio (?) "Isaías", aquele que abandona a sua aldeia e vai estudar em Roma para se tornar padre católico, mas quando volta se depara com a sua verdadeira origem:
"Não sou, nunca fui nem serei jamais Isaías. A única palavra de Deus que sairá de mim, queimando a minha boca, é que eu sou Avá, o tuxauarã, e que só me devo a minha gente Jaguar da minha nação Mairum".
Na saída encontro com Malu Alves Ferreira, logo ela que teve uma participação decisiva na feitura deste instigante romance "Maíra", não teve jeito, falamos os dois quase ao mesmo tempo sobre o personagem "Perpera-Paiter Suruí" do "Ex-Pagé" e o "Avá-Isaías" de "Maíra" - Darcy Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário