Ao assistir "MISSãO 115" - doc de Silvio Da-Rin (É Tudo Verdade) ficamos diante de um crime acontecido 37 anos atrás, no entanto o distanciamento deste hediondo fato faz com que a Historia se imponha e desvende a farsa que na época a Ditadura tentou contar - transformar os terroristas em vítimas, jogando a culpa nos "comunistas", "esquerdistas".
O objetivo era cruel e foi meticulosamente planejado por comandos da repressão (desde alto escalão do exercito aos policias do DOI-CODI).
Eles queriam provocar uma tragédia, matando dezenas/centenas de pessoas que estavam neste show aonde se apresentavam: Cauby Peixoto, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Chico Buarque, Elba Ramalho, Simone, Clara Nunes entre outros.
Neste sentido este documentário de Silvio Da-Rin torna impossível deixar de se fazer um paralelo entre aquele frustrado atentado terrorista (1981) ao assassinato-execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
O objetivo é o mesmo criar um confronto de proporções terroristas para silenciar uma voz carismática e disseminar um medo ainda maior.
E, também, como no RioCentro, a narrativa é transformar Marielle Franco, a vítima em culpada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário