sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MATA, FILMA E MOSTRA







foto: Chico Batata/Diario do Amazonas

Wallace Souza acima e o corpo da vítima filmado ainda em chamas






19 de agosto de 2009


Como o apresentador e o bandido eram o mesmo, o programa de TV “Canal Livre”, de Manaus tinha a notícia em primeira mão


Duda Teixeira


http://rogeliocasado.blogspot.com/2009/09/o-caso-wallace-souza.html


O repórter caminha em um matagal enquanto fala ao microfone.


"Cheiro de churrasco queimado", diz ele, cobrindo o nariz com a gola da camisa. "Taí o corpo", afirma alguns passos mais adiante. "É do sexo masculino. Foi desovado aqui. Inclusive tacaram fogo nele."


A cena foi ao ar em Manaus, pouco antes da hora do almoço, no programa Canal Livre, em setembro de 2008. Depoimentos colhidos pela Justiça do Amazonas neste ano indicam que o corpo, que ainda exalava fumaça nas imagens da TV, era de um traficante de drogas assassinado por ordem do filho do apresentador do Canal Livre, Wallace Souza. Os detalhes revelam uma surpreendente associação entre o crime e a busca por audiência.


A história completa, de acordo com o inquérito, é a seguinte: ao saber que um carregamento de 30 quilos de cocaína chegaria ao Porto de Manaus, o filho do apresentador, Raphael Souza, reuniu um grupo de policiais militares para matar o traficante. Eles se apossaram da carga e avisaram o programa de TV.


No mesmo mês, de acordo com depoimentos que estão no inquérito, Wallace e uma equipe de TV esperaram pacientemente na rua até o apresentador ser avisado, por telefone, da ocorrência de um crime. A equipe chegou a tempo de filmar a agonia da vítima, morta com quatro tiros. Para a polícia, o crime foi cometido por seguranças de Wallace.


O Ministério Público denunciou o apresentador e o filho por seis homicídios, número que, dependendo das investigações, pode passar de dez.

Além de apresentador, Wallace é o deputado estadual mais votado do Amazonas. (...)


Seu lema era "bandido bom é bandido morto". (...)


PS. O outro irmão, Carlos Souza, é o vice-prefeito de Manaus, o poder de visibilidade (credibilidade) popular lhes fez ambicionar o poder absoluto no Estado do Amazonas: Secretario de Segurança, deputado, senador, prefeito ou governador, segundo aquela máxima do crime organizado: “Está tudo dominado”.


Felizmente seus desmandos macabros caíram na mídia, e Wallace Souza ficou famoso mundialmente.


Semana passada, depois de um longa jogo de empurra-empurra, acabou perdendo o seu mandato de deputado, em seguida evadiu-se, hoje, dia 9 de outubro, acabou capturado, numa prisão negociada pelo próprio Secretario de Segurança do Amazonas.


Com medo de acertar as contas com seus parceiros de crime, encontra-se numa cela especial junto com o seu filho, Raphael. Êita famíliazinha!


Os amazonenses e nem ninguém merece.


Bandido bom é bandido preso.

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.