terça-feira, 13 de novembro de 2018

ESCOLA SEM PARTIDO=ACORDO MEC-USAID


'ESCOLA SEM PARTIDO' = 'ESCOLA DO PARTIDO UNICO' é uma antiga tentativa de por mordaça no livre pensar dos estudantes e professores. 

Desde o golpe 64 que se vem tentando moldar a educação dos brasileiros dentro deste principio ideológico, seletivo e repressor. 


Em 1965 chamava-se 'ACORDO MEC-USAID' e segundo esse 'acordo' os objetivos eram...'ampliação e reestruturação do sistema nacional de ensino superior a flexibilização do tempo de formação e dos currículos, dando prioridade a formação técnica voltada a atender as demandas locais'

Vem daí a cínica declaração do presidente eleito: "Tem que acabar com esse negocio de todo mundo querer ter um diploma superior'. 

O ACORDO MEC-USAID/1965 sugeria a 'crescente transformação das universidades publicas em fundações privadas com a cobrança gradual de taxas e mensalidades aos estudantes, a restrição da autonomia universitária e da participação estudantil em decisões internas'. 


A historia do Brasil daquele período também nos revela que uma das primeiras medidas logo após o Golpe 64 foi a prisão e o exílio do pedagogo e pensador Paulo Freire. 

Aí encontramos as digitais do discurso que hoje é propalado por Jair Bolsonaro & sua turma.

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.