quarta-feira, 11 de setembro de 2019

11 DE SETEMBRO, MAS QUAL ONZE DE SETEMBRO?


11 de setembro, uma data de vários significados, mas prefiro recordar a data que ficou registrado no Diário da vida inteira. Os livros, sempre as mesmas vítimas, os livros.

Em março de 1973, havia estado no Chile, com a mochila nas costas, à caça de sonhos on the road. 

Enquanto por lá estivemos todos aconselhavam ir embora, sair o quanto antes, era eminente um Golpe de Estado, seguido por derramamento de sangue, chacinas, matanças...

O Chile era a praça de guerra da "Guerra Fria". 

Os EUA através da CIA financiavam descaradamente a conspiração. 

Todos diziam, "vai embora, vai haver um derramamento de sangue". 

E saímos rumo ao deserto de Atacama em direção ao Peru. Foram dez dias pelo deserto caminhando, de carona e inclusive na boléia de caminhões-cegonhas carregando automóveis fabricados no Brasil, zero quilômetro.

Meses depois ao desembarcar em Brasilia, vindo de Manaus, sou sequestrado por órgão de repressão da aeronáutica, descendo as escadas do avião no aeroporto da Capital Federal. No estacionamento enfiaram-me na cabeça um nauseabundo capuz preto. 

A partir daí...o pesadelo. 

Depois de 20 dias de sequestro, incomunicável, literalmente abandonado na rodovia Belo Horizonte-Rio de janeiro. 

O pesadelo maior viria meses adiante...era o 11 de setembro do Chile, bombardeio do Palácio de La Moneda e da democracia chilena...milhares de prisioneiros torturados e sumariamente assassinados...os cadáveres boiavam nas águas do Mapucho, o rio que corta a cidade de Santiago. 

Era apenas o começo de uma ditadura sanguinária e que acabaria em 1990. 

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"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

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Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.