quinta-feira, 6 de novembro de 2008

WWW.BARACKOBAMA.COM



OLHOS NO FUTURO, NOW!

Muito antes de Martin Luther King (1929-1968) dizer que sonhava um dia em que as pessoas seriam respeitadas não pela cor da sua pele, mas pelo carater, aqui no Brasil, em 1926, o escritor Monteiro Lobato (1882-1948) publicou no jornal carioca "A Manhã", um folhetim onde ele previa que na eleição do 88.° presidente norte-americano, um candidato negro Jim Roy, venceria. 2228 era o ano em que aconteceria essa disputa, entre um candidato negro, uma mulher e o presidente atual concorrendo pela re-eleição, portanto considerando a data com a vitoria de Barak Houssein Obama a Presidencia dos Estados Unidos da América do Norte, a futurologia de Lobato foi antecipada em 220 anos.(3)

FRUTO DA ALDEIA GLOBAL

Barak Hussein Obama, nascido no Havaí, fruto da miscigenação entre uma americana branca e um queniano negro de origem muçulmana, criado na Indonésia e com um meteórico currículo escolar e político na contramão do obscurantismo e da intolerância, foi eleito como o 44º presidente dos Estados Unidos da América do Norte.

Obama reúne carisma pra lá de coincidentes, rompe o paradigma racista tanto em seu país como em grande parte do mundo, por que alem de ser um “afro-americano descendente”, traz um sobrenome árabe (Hussein) e por conta disso foi taxado por seus adversários durante a campanha como "perigoso", “terrorista” e "socialista”, mesmo assim ele se transformou numa esperança necessária para os povos do mundo inteiro, seja pela monumental importância econômica, cultural e militar dos Estados Unidos, como pelo preenchimento do vazio causado pela beligerância deste governo que encerra o mandato melancolicamente, saindo da Casa Branca pelas portas do fundo.

OBAMA SUPERMAN

Obama durante o seu discurso de vitorioso, encontrava-se com um grave semblante, ao contrario da simpatia e sorrisos exibidos durante a campanha, talvez desejasse que as pessoas compreendessem este momento de passagem, esse rito em que assumia os desafios que terá pela frente, el num discurso de conciliação conclamou a união de todos os norte americanos,independente da raça, cor, partido ou religião para realizarem juntos as expectativas coletivas. Ele sabe que ao contrário das baboseiras do tipo "fim da história" ou "conflitos civilizatorios", tem pela frente hercúleos obstáculos.

Barack Houssein Obama não poderá decepcionar, desiludir e este são os seus maiores desafios, para isso, como o herói das histórias em quadrinhos terá que exercer os superpoderes de um SUPERMAN. Obama vai ter que fazer mágica para realmente virar a página da história recente do seu país pela auto-estima do povo norte-americano e da paz mundial.

Enquanto estiver na CASA BRANCA as marcas da dor causada pela discriminação, será uma referencia na memória daqueles que testemunharam e foram vitimas como na canção "Strange Fruit" escrita e cantada por Billie Holiday, como uma indelével cicatriz:

"Southern Trees Bear Strange Fruit/Blood on the leaves and blood at the root/Black bodies swinging in the southern breeze/Strange Fruit hanging from the poplar trees".

NOTAS


(1) “Lady Sings The Blues”, by Billie Holiday and William F. Dufty. Doubleday & Company, Inc. New York, e A Regra do Jogo, Edições, Ltda. 1982.

“Wishing on the moon: a vida e o tempo de Billie Holiday”/ Donald Clarke: Jamari França – RJ, José Olympio, 1995.

(2) Nascimento de uma nação (The Birth of a Nation), EUA, 1915

Dir. D. W. Griffith

(3) O Presidente Negro (Globo, 2008, 212 págs.), de Monteiro Lobato (1882-1948).

3 comentários:

CHRIS COUTO BRASIL disse...

Convite:

Participem do debate sobre BARAC HUSSEIN OBAMA NA Comunidade Política do Orkut - Partido Vergonha na Cara.
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=26267705
Sejam Bem vindos!

Chris Couto.

CHRIS COUTO BRASIL disse...

Olá!

Estou divulgando na minha comunidade o link do seu Blog pois gostei do seu texto sobre o Obama, então copiei e colei um pequeno trecho para compartilhar informações com os membros da comunidade.

Abraços !

Chris Couto.

Anônimo disse...

É natural que as pessoas em geral alimentem essa extraordinária expectativa em relação a esse jovem senador que acaba de se eleger Presidente dos EUA. As imagens das pessoas around the world falam por si. Imagens que ninguém passa incólume pela emoção que causa. O mundo estava precisando dessa figura que inspire liderança e exemplo. O pior dos mundos é aquele em que a sociedade constituida por entidades politicas, associações, pessoas e cidadãos não tenham nenhuma referência de liderança, menos ainda de valores que os orientem a seguir a vida com dignidde e espirito público. Sem valores que identifiquem na tolerência e no entendimento mútuo o caminho de resolução dos problemas em sociedade. Ante essa lacuna que vem produzindo um mundo inabitável pela paz, em que a irracionalidade toma conta da razão humana, Barack Obama surge com essa marca da possibilidade em erguer o mundo de seus escombros do séulo XX e sua cruel violência contra a condição humana que teima em se repetir no seculo XXI. Tarefa complicada. São décadas de séculos varados por Hitler, Stalin, Mussolini, Bin Laden, Bush, intolerancia religiosa, sacrificios, dor e crueldades et caterva. Essa admiração coletiva por Barck Obama não surge apenas das pessoas de diferentes credos, ideologias e etnias, surge também do lado da midia desde quando escreveu seu afetuoso livro Dreams from my father, se elegeu senador pelo estado do Illinois, e começou a ser notado pela seu perfil de homem singular: desde o "momento em que anunciei minha candidtura ao Senado até o fim de meu primeiro ano de mandato, fui beneficiado (muitas vezes sem merecer) por uma cobertura de imprensa positiva, algo incomum. Com toda certeza isso tem a ver com minha condição desvantajosa na disputa pelas prévias, e também com a novidade de haver um candidato negro com uma história de vida exótica"(Obama, B. A audácia da esperança,p.133). Claro que não é apenas pela sua condição exótica.
Obama é um jovem audadioso e determinado amparado pela emoção forte de uma família cheia de laços fraternos. Obama é uma possibilidade. Ó fato de tê-lo como presidente eleito dos EUA já simboliza uma tremenda mudança no perfil do mundo atual. No exercício do poder as dificuldades serão imensuráveis. Sem esquecer aquela situação do 18 Brumario em que se diz que "os homens fazem sua própria história mas não fazem como querem, porque dependem de circusntancias herdadas do passado." Apoiá-lo é uma necesidade, evitar as decepções fáceis de uma mente sem compreensão da realidade também. As forças politicas são implacáveis com aqueles que sonham com a humanidade vivendo num mundo menos irracional. Não se espere atitudes intempestuosas de Obama. Ele é um politico que honra a vida politica adotando valores clássicos dos Founders Fathers que inspiraram a constituição norte americana que aponta para a tolerância e a conciliação entre os diferentes, sejam democratas ou republicanos, consevadores ou liberais. Tarefa árdua mas devemos esperar com a mente e o coração cheios de esperança. Estamos juntos. Abs.

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.