segunda-feira, 19 de setembro de 2011

USA 11 SET 2001 & HIROSHIMA, NAGASAKI



Durante a comemoração aos 10 anos do ataque terrorista que explodiu o World Trade Center em NY fomos bombardeados de publicidade por todas redes de rádio, jornais, TV e outras mídias.

Pessoalmente não poderia deixar de esquecer, coincidentemente encontrava-me em NY, e mais, no dia 9 de setembro visitei WTC, no dia seguinte peguei um avião que me trouxe ao Brasil, enquanto desembarcava em minha casa era avisado do primeiro ataque, ainda foi possível assistir pela TV ao segundo ataque.

Essa permanência das imagens a cada instante na TV nos convoca a comiseração pela compaixão as vítimas, não somente pelas pessoas que foram mortas. Na verdade foi a primeira vez que os norte-americanos sentiram o poder devastador de um ataque em sua casa. Diante deste fato, não posso deixar de me solidarizar com o povo norte-americano e principalmente com os familiares das vítimas, estes inocentes, sim por que lá se encontravam não por que estivessem em combate contra qualquer alvo, seja raça, cor, religião, país ou nacionalidade, morreram porque ali se encontravam, e muitas delas tinham origem de vários países.

Dentro do arco das coincidências poderia ter sido eu, tambem, uma destas inocentes vítimas.


Esta tragédia não me deixa esquecer que faz 66 anos das bombas atômicas jogadas pelos EUA contra as cidades de Hiroshima e Nagasaqui (6 e 8 de Agosto de 1945, respectivamente).

Neste trágico episódio mais de 200 mil pessoas tiveram morte imediata e outras tantas em consequência do efeito radioativo produzido nestas duas explosões atômicas.

Ao olhar estas duas fotos tenho uma forte impressão que elas testemunham um ato de violência, trazem a marca de um mesmo aspecto macabro e revelador da maldade humana.

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.