terça-feira, 1 de abril de 2014

GOLPE 64: EU TAMBÉM VI

MANAUS-AM, GOLPE 64



...Também tenho minha (s) história (s): 

Vi meu pai com o ouvido grudado no rádio da sala. 

No dia anterior durante o almoço minha mãe comentou que a "Tarcilinha" filha de uma amiga de Maués-AM, namorava um líder comunista e eles estavam metido na "bagunça política" daqueles dias. 

O líder comunista é o hoje líder conservador Amazonino Mendes. 

No dia seguinte, como fazia todos os dias, fiquei observando o vai-e-vêm da rua Saldanha Marinho e Rua Barroso, uns 200 metros da minha casa vi uma movimentação em frente a Biblioteca Pública. E fui naquela direção. 


Vi uns policiais do exército trazendo livros e revistas de dentro da Biblioteca e jogando-os no meio da rua e tocando fogo. As pessoas observavam. 

E, ali, estava um garoto, ainda ingênuo, observando o vento revirar as páginas duma revista, peguei e sair de mansinho, na capa estava escrito: 

"Que Mil Flores Floresçam" Mao Tsé Tung. 

O meu pai, assim que cheguei em casa me deu um ralho daqueles: 

"- Estás louco? Essa revista é comunista, é comunista, dá cadeia, entendes?" 

E do alto da sua máxima autoridade paternal, rasgou-a em mil pedaços. Mas o nome ficou grudado na memória. E, um dia, depois de alguns anos descobri o que significava aquela frase.

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.