domingo, 13 de abril de 2014

TUDO POR AMOR AO CINEMA - Repercussão na mídia


TUDO POR AMOR AO CINEMA de Aurélio Michiles
alguns links que repercutiram
o filme na estréia É Tudo Verdade/It's All True


1. FABIANO CANOSA (post Facebook)

"Querido Diário:

Sexta-Feira fui ao Artiplex para ver o filme do Aurelio Michiles sobre o Cosme, TUDO POR AMOR AO CINEMA, que abria o TUDO E VERDADE do Amir Labaki. Imaginei que fosse ver exegeses ao nosso querido amigo, que nos divertia chova-ou-faca-sol e que foi exponencial para a difusao do cinema-de-arte no Rio de Janeiro no periodo mais negro da ditadura regida pelo neo-liberalismo de uma porrada de gente escrota que se assumia como salvadores da patria. Cosme era um paliativo para o sofrimento de tantos como nos que se iniciavam nos ritmos da politica e da politica de cinema naquela pagIna infeliz de nossa historia. 

Enquanto assistia o belo filme do Michiles, descobri uma miriade de aspectos da vida do Cosme que "nem eu" conhecia mas o que mais me impressionou foi que o filme da um banho em todos os documentarios ja feitos a respeito de personagens cinefilos de relevancia, inclusive aqueles feitos sobre Langlois, um heroi da preservacao e da exibicao como Cosme o foi. 

O filme do Aurelio e um must para todos os cinefilos do planeta, e deve fazer parte de todas as cinematecas do mundo, para que se saiba que os que se dedicam ao cinema tambem tem vidas paralelas, senso de humor e espirito de tolerancia, para nao falar de atividades extra-curriculares que rivalizam em suspense e aventura os filmes noirs e de horror que vemos nas sessoes das Cinematecas. 

Quando soube do falecimento do Cosme, estava em Berlim e o noticiario falava da morte de Gene Kelly, que era um idolo do Cosme. Tenho certeza que o pas-de-deux dos dois no andar de cima foi aplaudido por Iemanja. After all, era Dois de Fevereiro...

TUDO POR AMOR AO CINEMA eleva o nome de Aurelio Michiles a vanguarda do documerntario pessoal e espero que os Festivais de Cinema o exibam homenageando a beleza de ser humano que foi Cosme Alves Netto. Gloria e Vanessa devem estar felizes com esta homenagem que tem o merito da objetividade e, como todo filme bom, a virtude da paixão do cineasta pelo cinema e pelo seu personagem eleito. Cosme o teria visto e aprovado..."

2. "Quem amou o cinema mais
do que Cosme Alves Netto ?"
- por Inácio Araujo

3. Globo News "Starte" / Bianca Ramoneda:
 Tudo Por Amor ao Cinema É Tudo Verdade / It's All True 

Pra quem ainda não assistiu, acesse o link abaixo:


4. Carta Capital - Orlando Margarido


5. Blog: rastos de carmattos http://carmattos.com/

É Tudo Verdade: Tudo por Amor ao Cinema + Por um Punhado de Dólares

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.