sexta-feira, 3 de abril de 2015

1º DE ABRIL - A MENTIRA DO MILAGRE BRASILEIRO

                                    1º de Abril! Não é uma piada. 





É o dia que marca um dos mais hediondos episódios da História do Brasil. 

Para mim...a imagem da Ditadura é a Serra Pelada (by Sebastião Salgado). 

Uma gigantesca clareira a céu aberto ocupada por milhares de "garimpeiros" - catadores de sonhos... quimeras. Eles eram o "visível" daquela riqueza que resultou em 30 toneladas do ouro catados com as mãos. Mas o "invisível" eram aqueles que multiplicaram o seu poder econômico no mercado internacional do ouro. 


A Serra Pelada é um símbolo porque tornou espetacular as injustiças (de toda ordem) praticadas pela ditadura militar-civil: "sonho-escravo". Como o Brasil mantinha-se no arcaico, no desprezo e nas iniquidades relacionadas a distribuição da riqueza em nosso país. Era o fim melancólico tanto da ditadura como daquela quimera vendida como "milagre brasileiro". E, o pior, consolidava a desordem fundiária numa das regiões mais promissoras do Brasil.
Por trás, desta "espontânea" descoberta...Vendida como uma "descoberta do acaso", na verdade esta invasão da Amazônia por empresas minerados fez parte do acordo do apoio dos EUA ao Golpe 64: O Serviço Geológico dos EUA entrega à U. S. Steel os mapas do levantamento das jazidas amazônicas. 

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.