terça-feira, 22 de agosto de 2017

QUE VIVA GLAUBER! 26 ANOS


Hoje é dia de celebrarmos a memória do Glauber. 

Faz 26 anos que realizei o doc "Que Viva Glauber!"...1991. 
Naquele ano completava 10 anos da sua morte. 


A FolhaSP/Ilustrada um dia sim e outro não, descia o cacete no legado do Cinema Novo/Glauber Rocha. Tinha virado moda desqualifica-los. 

O saudoso Guilherme Cunha Pinto era o chefe do departamento de jornalismo e entretenimento da TV Cultura e propus à ele realizar esse documentário. Ele reagiu com perplexidade: 

"- Estás louco, vais mexer num vespeiro, vão te descer o cacete". 

E me mostrou uma matéria da Ilustrada. Mesmo assim lhe respondi que aceitava o desafio. E fomos em frente. 

Tudo isso parece que foi ontem, porque muitas das questões, senão a maioria delas, continuam atuais.

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.