segunda-feira, 30 de março de 2015

BRANCO SAI, PRETO FICA _1

Cara! Quem ainda não viu, saia do feice e assista o filme "BRANCO SAI, PRETO FICA" - Adirley Queiróz. É um inusitado olhar sobre a Ceilândia, um lugar que pessoalmente vi nascer. 


No emaranhado dos ressentimentos...ao meio das manipulações de corações e mentes confabuladas, peço emprestado a máxima do mestre das chanchadas Sérgio Augusto ("Este Mundo É Um Pandeiro"), vivemos numa espécie de "grand guignol tupiniquim". Ele referia-se ao precário-inventivo nos filmes de terror de José Mojica Marins, podemos perfeitamente, também, denominar este filme "BRANCO SAI, PRETO FICA" dentro desta premissa. Na medida que o diretor, roteirista e produtor Adirley Queiróz recorre a inventividade das limitações de produção para criar uma atmosfera apocalíptica em que vive os seus personagens de Ceilândia - Distrito Federal. E consegue.


A começar pela fotografia de Leonardo Feliciano, nela não existe o "céu-mar" de Brasilia, tampouco jardins verdejantes e floridos e nem a máxima futurista que marca o projeto urbanístico e arquitetônico. 

Estamos entre os excluídos, os rejeitados...martirizados...Apesar do Brasil não viver nenhum Iraque ou Afeganistão aqueles jovens morados da periferia brasiliense encontram-se amputados, não somente socialmente e economicamente, mas fisicamente, literalmente. 

Existe uma guerra. 

A polícia é uma ameaça em vez de ser um serviço público de segurança e proteção. A polícia é o medo. Resta o sonho futurista libertário mesmo que ele se encontre dentro de um "contêiner". É um vingativo sonho-pesadelo, ele quer exterminara cidade-futurista da exclusão e com ela  o país Brasil e os seus símbolos de poder: O Congresso e outros palácios de Brasilia - "a capital da esperança".

O filme não somente pegou-me pelo inusitado da sua narrativa, mas, também pela história de Ceilândia cruzar com a minha história de vida. Explico-me. Recém aluno de Arquitetura-UnB (1972), um dos trabalhos de campo foi fazer pesquisa naquele aglomerado de casas. 





O surgimento deste "depósito de renegados" era um fato comentado pelos professores da UnB. O governador na época (1969-1974), era o militar Hélio Prates da Silveira, coube a ele tornar realidade o projeto da Ceilândia, sob auspícios filantrópicos da Primeira Dama. O Hélio Prates, tinha um ódio (inveja) mortal do Oscar Niemeyer - ele, sempre que podia aparecia na TV para tentar desqualificar as obras de Niemeyer. A Ceilândia surgiu para reunir os moradores das invasões localizados nas áreas ambicionadas pelos especuladores imobiliários - Asa Norte e Núcleo Bandeirantes

Hoje, Ceilândia, entre outras coisas, é uma espécie de celeiro de cineastas, não somente este filme "BRANCO SAI, PRETO FICA" - Adirley Queirós (2014), mas também do curta "MEU AMIGO NIETZCCHE" - Fauston Silva (2012).

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"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

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Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.