sexta-feira, 20 de março de 2015

CITIZENFOUR - UM PROMETEU SÉCULO XXI

Finalmente tive a oportunidade de assistir a exibição do mais que importante filme-doc “Citizenfour” de Laura Poitras - Vencedor do Oscar 2015 de Melhor Documentário


Tudo começa quando a diretora recebe e-mails assinados por um tal de "citizenfour" e faz com que viaje até Hong Kong. O misterioso interlocutor é nada menos que Edward Snowden. O que acontece depois disso é história replicada nas mídias, nem sempre esclarecendo, mas sonegando a verdadeira história deste cidadão-coragem de apenas 29 anos, e ex-analista da agência de segurança dos Estados Unidos (NSA) que revelou o programa de espionagem ilegal promovido pelo governo americano. 

Diante destas perigosas denúncias, uma coisa fica claro, aquela pueril plaquinha afixada em vários estabelecimentos "sorria, você está sendo filmado", é por demais inocente. A verdade é uma só: estamos todos monitorados e a liberdade de expressão nas redes sociais, é apenas uma isca para nos manter vigiados, controlados, manipulados (?). 

Neste sentido existe uma ameaça em processo contra a democracia planetária e quem tem a coragem de denuncia-la torna-se um fugitivo da liberdade expressão. Snowden, é um destes fugitivos, cavaleiro solitário como o são Julian Assange e, foram Brady Manning, Daniel Ellsberg - todos eles personagens deste mesmo pesadelo, rebeldes em defesa da democracia que tiveram a coragem em surpreender a voraz estratégia norte-americano em querer controlar tudo e a todos. Impossível dormir no meio desta paranóia. 


A diretora Laura Poitras disponibilizou gratuitamente na internet o acesso ao filme "Citizenfour".

EM TEMPO: A exibição pública e gratuita em São Paulo/ "Espaço Atelier do Gervásio" foi organizado pelos coletivos: Outras Palavras, Actantes e Agência Pública

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.