quinta-feira, 23 de junho de 2016

MOSTRA DE CINEMA SABERES AMAZÔNICOS



Uma prova da eficiente política brasileira das últimas décadas em disseminar a produção audiovisual pelo norte a sul, leste a oeste, através de editais, sobretudo os DOCTV, fica provado quando presenciamos a "Mostra de Cinema Saberes Amazônicos" - 15/17 Junho, Boa Vista/Roraima. 

A exibição de produções essencialmente amazônicas, algumas delas com parte dos recursos arrecadados em seu próprio estado. 



Tive o prazer em assistir, por exemplo, não somente "Davi Contra Golias"(1993) no lugar e junto ao Davi Yanomami e a sua família, depois de 23 anos da sua realização sobre o massacre sofrido por seu povo, mas, também "Fronteira em Combustão" 20min. (2016) do cineasta roraimense Thiago Briglia a empatia da questão levantada levou a platéia emocionar-se. 

Uma prova que cinema e auto-estima tem tudo haver.

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"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

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Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.