quarta-feira, 27 de junho de 2018

A GUERRA DO VIETNÃ-THE VIETNAM WAR



Assistir os 10 episódios-série "A Guerra do Vietnã/The Vietnam War"(2007) de Ken Burns e Lyn Novick não foi fácil, mexeu com a minha memória quando ainda garoto em Manaus e depois adolescente ao visitar uma exposição de fotos sobre a guerra no Vietnã, pude visualizar o rosto aterrorizado dos vietnamitas, a paisagem alagada dos arrozais, as edificações frágeis destruídas facilmente pelas bombas incendiárias ou pelas bombas de napalm ou arrasadas pelas metralhadoras. 

A imponência física do agressor, mas não somente isso, os uniformes e seus apetrechos de guerra. No documentário se pode ouvir um dos depoentes contar o prazer que era encontrar no cadáver de um soldado estadunidense a sua ração de guerra, ela dava para eles se alimentarem durante algum tempo. Eles que só tinham uma porção de arroz e sal como ração de guerra.

"A Guerra do Vietnã" tem uma pesquisa de imagens-arquivo de arrepiar. Mas o que mais chamou atenção foram os arquivos de áudio gravados na Casa Branca nos governos de Lyndon Johnson e Richard Nixon:

- Quanto cinismo e perversidade! 

Aqueles senhores manipularam e promoveram em prol da sua ambição pessoal o genocídio de milhares de norte-americanos e milhões de vietnamitas. Sempre a mesma ladainha - eles transformam a vida das pessoas em mera estatística. 


Fiquei imaginando quando for liberado as conversas de Donald Trump, ouviremos somente palavrões?

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar"

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários: "TUDO POR AMOR AO CINEMA" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"-Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.