quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TUDO POR AMOR AO CINEMA, UFA! ESTÁ PRONTO

Aqui publico em primeiríssima mão alguns pormenores sobre o filme-doc "Tudo Por Amor Ao Cinema", 97' (sete minutos de créditos finais!). Uma produção Olhar Imaginário, Imagem Ceuvagem & Aurora Filmes. Direção e roteiro: Aurélio Michiles; Montagem: Fernando Coimbra; Música: Caito Marcondes; Fotografia e Câmera: André Lorenz Michiles; Edição de Som: Miriam Biderman e Ricardo Reis; Mixagem: JLS Facilidades; Finalização: TeleImage.

Foram seis meses de finalização, idas e vindas, até chegarmos ao consenso técnico. Sem falar que estou nesta batalha (ñ somente nesta) desde 2008. As filmagens começaram em 2010. Foram + de 50 entrevistados + de 356 filmes assistidos (deste total encontram-se montados fragmentos de 70 filmes) + milhares de arquivos iconográficos em várias instituições. Filmei em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Mossoró, Brasília, Manaus, Havana e Lisboa. Com conexões com outros países da América Latina, Europa e EUA. 

As personalidades que entraram na montagem final: Eduardo Coutinho, Carlos Diegues, Sergio Augusto, Nelson Pereira dos Santos, Regina Miranda, Fabiano Canosa, Guido Araújo, Carlos Alberto Mattos, Daisy Granados, Arnaldo Carrilho, Claudio Valentinetti, Oswaldo Caldeira, Vladimir Carvalho, Walter Carvalho, Andrea Tonacci, Hernani Hefnner, Geraldo Moraes, Leticia Cotrim, Anna Arruda Callado, Iza Guerra, José Carlos Avellar, Jurandyr Noronha, Marcio Souza, Miguel Pereira, Silvio Tendler, Gloria Maria Barbosa (viúva), Vanessa Barbosa Ferreira (filha), Maria do Rosário Caetano, Rolland Schaffer, Heloisa Lustosa, Dolores (Lola) Calviño, Alquímia Peña entre outros (a). 

Tudo isso para contar a história de um dos personagens mais importantes do cinema brasileiro século XX: 

Cosme Alves Netto (1937-1996) - "ELE FEZ DOS FILMES A HISTÓRIA DA SUA VIDA". 

Cosme amou e arriscou a própria vida pelo cinema. Foi preso e torturado por duas vezes. Como curador da Cinemateca MAM-RJ (1965-1985) fez daquele espaço um lugar de coexistência num momento em que tudo era proibido e perigoso. 

Por exemplo: O negativo-filme que viria se tornar  em 1980 no clássico "Cabra Marcado para Morrer" de Eduardo Coutinho, ficou guardado clandestinamente na reserva técnica da Cinemateca-MAM, sob o nome falso de "Rosa do Campo". E, assim outros filmes. 

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"Livre-pensar é só pensar" Millor Fernandes

www.tudoporamoraocinema.com.br

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Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários:"SEGREDOS DO PUTUMAYO" 2020 (em processo); "Tudo Por Amor Ao Cinema" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"- Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.