Começou "Silvino Santos - Um Regresso", um evento em Cernache do Bonjardim e Sertã - Portugal. Os portugueses celebram um dos seus filhos mais ilustre nascido em 1886 em Cernache, mas que viveu a maior parte da sua vida, desde os 14 anos, na Amazônia (Belém e Manaus, onde veio a falecer em 1970).


fotografo, em 1912 teve a oportunidade de ir para Paris e estagiar nos laboratórios dos Irmãos Lumiére e nos estúdios da Pathe-Frere, a partir daí tornou-se num dos mais importantes documentaristas da Amazônia, depois de eterniza-las em sua filmografia aspectos diversos da fauna, flora, humana, urbanística e arquitetônica.

Em 1997 realizei um filme-documentário sobre ele:
O CINEASTA DA SELVA, aonde misturei cenas ficcionais - o ator José de Abreu como Silvino e a atriz Denise Fraga numa pequena mais importante participação como a musa do pioneiro, a sua esposa Anita.
O filme foi convidado a participar dos festivais ( nacional e internacional) mais importantes do gênero documentário, mas como também ganhou vários prêmios. E foi isto que deu visibilidade a Silvino, nascido em Portugal, e ser celebrado em sua terra natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário