quinta-feira, 5 de abril de 2018

DONALD TRUMP-UM SONHO AMERICANO


A série-documentário "Donald Trump - Um Sonho Americano" é um didático manual de como se cria um "líder-midiático". Vivemos numa contra corrente anti-democracia, aonde o importante é inflar o individualismo contra o coletivo. São perigosos dias de luta...e nem é de hoje, vem de longe. 



A estratégia é antiga. A onda se forma desde uma tempestade num copo d'água. 
Primeiro se agita os instintos mais primários dos ressentidos... surge o porta-voz com solução midiática na figura de um fanfarrão. 

O fanfarrão & assemelhados demonizam uma personalidade, faz dela seu alvo predileto, ele quer apenas visibilidade. Aqui não importa se são inventadas mentiras, calúnias, o importante é colocar o acusado contra-parede, humilha-lo (se possível). A notoriedade do fanfarrão ganha corpo. 

O arrobo arrivista se mistura ao ódio e a intolerância. Transforma tudo numa questão "binária" de bandidos e mocinhos ou "Nós" contra "Eles". Agora é só canalizar tudo isso para um "bode expiatório inventado".

...E se antes eram os "comunistas", agora pode ser "refugiados", "terroristas", "narcotraficantes", "corruptos" e o mais importante é manter a paranóia do medo, da desconfiança em relação ao Outro. Sem nunca esquecer de misturar tudo isso ao moralismo de Deus, Pátria e Família. 

Essa fórmula têm dado certo.

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar"

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários: "TUDO POR AMOR AO CINEMA" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"-Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.