sexta-feira, 20 de abril de 2018

EX-PAGÉ - FILME DOC DE LUIZ BOLOGNESI



#ÉTudoVerdade 
23º Festival Internacional de Documentários 2018

Depois de assistir ao documentário "Ex-Pagé" de Luiz Bolognesi tantas coisas se passaram pela minha memória... de repente lembrei de Darcy Ribeiro, lembrei do seu definitivo romance "Maíra"...do "Avá-Isaías", o personagem protagonista que sintetiza a nossa existência como um país que teima em negar o passado e vive hipnotizado pelo futuro como fosse mero adjetivo. 



O ex-índio (?) "Isaías", aquele que abandona a sua aldeia e vai estudar em Roma para se tornar padre católico, mas quando volta se depara com a sua verdadeira origem: 

"Não sou, nunca fui nem serei jamais Isaías. A única palavra de Deus que sairá de mim, queimando a minha boca, é que eu sou Avá, o tuxauarã, e que só me devo a minha gente Jaguar da minha nação Mairum". 

Na saída encontro com Malu Alves Ferreira, logo ela que teve uma participação decisiva na feitura deste instigante romance "Maíra", não teve jeito, falamos os dois quase ao mesmo tempo sobre o personagem "Perpera-Paiter Suruí" do "Ex-Pagé" e o "Avá-Isaías" de "Maíra" - Darcy Ribeiro.

Nenhum comentário:

"Livre-pensar é só pensar"

www.tudoporamoraocinema.com.br

Minha foto
Nasceu em Manaus-AM. Cursou o Instituto de Artes e Arquitetura-UnB(73). Artes Cênicas - Parque Lage,RJ(77/78). Trabalha há mais de vinte anos em projetos autorais,dirigindo filmes documentários: "TUDO POR AMOR AO CINEMA" (2014),"O Cineasta da Selva"(97),"Via Látex, brasiliensis"(2013), "Encontro dos Sabores-no Rio Negro"(08),"Higienópolis"(06),"Que Viva Glauber!"(91),"Guaraná, Olho de Gente"(82),"A Arvore da Fortuna"(92),"A Agonia do Mogno" (92), "Lina Bo Bardi"(93),"Davi contra Golias"(94), "O Brasil Grande e os Índios Gigantes"(95),"O Sangue da Terra"(83),"Arquitetura do Lugar"(2000),"Teatro Amazonas"(02),"Gráfica Utópica"(03), "O Sangue da Terra" (1983/84), "Guaraná, Olho de Gente" (1981-1982), "Via Láctea, Dialética - do Terceiro Mundo Para o Terceiro Milênio" (1981) entre outros. Saiba mais: "O Cinema da Retomada", Lucia Nagib-Editora 34, 2002. "Memórias Inapagáveis - Um olhar histórico no Acervo Videobrasil/ Unerasable Memories - A historic Look at the Videobrasil Collection"-Org.: Agustín Pérez Rubío. Ed. Sesc São Paulo: Videobrasil, SP, 2014, pág.: 140-151 by Cristiana Tejo.